SALÃO DE CONCERTOS
DUO
Lars Hoefs, violoncelo
Aline Alves, piano
"Bachianas Brasileiras em Novos Arranjos”
Campinas, 18/09/2021, 11h
PROGRAMA
Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras no. 2
II. O Canto da Nossa Terra (original)
Villa-Lobos (arr. Hoefs)
Bachianas Brasileiras no. 8
I. Prelúdio – Adagio
II. Ária – Modinha
Villa-Lobos (arr. Hoefs)
Bachianas Brasileiras no. 4
I. Preludio - Introdução
Villa-Lobos (arr. Hoefs)
Bachianas Brasileiras no. 3
II. Fantasia – Devaneio
Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras no. 2
IV. O Trenzinho do Caipira (original)
ALINE ALVES
A pianista Aline Alves possui doutorado em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em música, performance em piano, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel em piano pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atuou como pianista junto ao Grupo de Percussão da UFU entre 2007 e 2009. Em sua formação pianística destacam-se as orientações de Araceli Chacon, Mônica Hassan e Maurícy Martin. Recentemente ela tem apresentado concertos online pelo Museu Villa-Lobos (“Grande Concerto Virtual”, e “Recital de Duo” no 58 Festival Villa-Lobos), ANPPOM, APRAPEM, e pelo Pasadena Presbyterian Church de California (“Villa-Lobos and Bach”). Junto com violoncelista Lars Hoefs, ela apresentou no youtube o projeto Bachianas Brasileiras Caseiras, dialogando obras de Villa-Lobos com Bach e musica contemporânea brasileira incluindo estreias sul-americanos de pecas de Joao Guilherme Ripper, Ricardo Tacuchian, e Jose Augusto Mannis. Em 2022 ela vai realizar seu debut norteamericano com vários concertos no sul de California, apresentando repertorio brasileira contemporâneo e do século XX.
Além de suas atuações como pianista, ela mantém uma intensa atividade como professora. Seu estudio de alunos particulares em Campinas já produziu talentos premiados em concursos, ela é professora de piano no Centro Suzuki de Campinas, e desde 2020 ela atua como professora substituta no UNESP.
Após 20 anos, a nossa orquestra volta à ativa, com músicos profissionais, alunos e amantes da música da cidade. É mais um capítulo de uma história orquestral dentro do Conservatório Carlos Gomes que entrelaça a trajetória da escola com a da cultura campineira. Há mais de 60 anos, nós tivemos nossa primeira orquestra, com o maestro e professor Luís do Túlio e que deu origem à Sinfônica Municipal de Campinas. Posteriormente, em 1983, renasce com o maestro Edmundo Hora, alguns anos depois com José Eduardo Gramani e agora é retomada com muita energia musical do professor Silas Simões, renovando um trabalho tão importante não apenas para o Conservatório, mas para os músicos e para a cidade de Campinas!
O violoncelista Lars Hoefs, professor de violoncelo e história da música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2013, desempenha e ensina na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Destaques recentes incluíram o ciclo integral das cinco sonatas de Beethoven para violoncelo e piano em Chicago e San Diego, o projeto ‘Beethoven para o futuro’ em Campinas, o projeto online ‘Bachianas Brasileiras Caseiras’, e o lançamento do álbum ‘Cello Solo Brasileiro, vol. 1’. Ele publicou vários artigos sobre Villa-Lobos incluindo na revista The Strad de Londres.
Lars é diretor artístico e violoncelista do Villa-Lobos International Chamber Music Festival no sul da Califórnia, o único festival dedicado à música de câmara latino-americana nos Estados Unidos, com 6 edicoes já realizados. Originalmente de Wisconsin, Lars obteve seu diploma de ensino médio na North Carolina School of the Arts, um Bacharelado da Northwestern University estudando com Hans Jorgen Jensen, e ambos os cursos de mestrado e doutorado da University of Southern California, em Los Angeles, onde estudou com o ex-spalla da Los Angeles Philharmonic, Ronald Leonard.
Lars fundou e lidera o Unicamp Cello Ensemble, uma orquestra de violoncelos que gravou o álbum ‘Cellos Without Borders’ e apresentou em salas importantes no Rio de Janeiro, São Paulo, Campos do Jordao, e Los Angeles, California. Lars liderou a estreia europeia da Fantasia Concertante para orquestra de violoncelos de Villa-Lobos no festival Krakow Cello Spring em fevereiro 2020. Em agosto 2021 ele gravou um disco de música de Peter Sprague para quarteto de jazz pelo Chamber Music America.