Cartées postais

Orquestra em Cartões Postais de Campinas 

Este projeto propõe a premiação da Orquestra Carlos Gomes, um projeto desenvolvido pelo Conservatório Carlos Gomes, de Campinas, há mais de 60 anos, escrevendo importantes capítulos da história da cultura da cidade, como a fundação de sua orquestra municipal. 

DATAS E LOCAIS

INSTA Orquestra em Cartões Postais MERCADO.jpg

01 - 30/04 - 11h

MERCADO MUNICIPAL

Inaugurado em 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia, o Mercado ocupa um prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em arquitetura tipo mourisca. É o mais antigo centro de compras de Campinas, instalado no local onde funcionava um entreposto férreo Funilense.

BANNER Orquestra em Cartões Postais FINAL 2.jpg

O PROJETO

Campinas como cenário

A ação proposta é a circulação Orquestra em Cartões Postais de Campinas, propondo realizar oito concertos em locais públicos da cidade, com um programa dedicado a importantes compositores campineiros.

Os concertos serão realizados na sede do Conservatório Carlos Gomes, espaço cultural de 4 mil metros quadrados, e em mais 7 locais públicos que são emblemáticos da cidade, onde, durante o concerto, Evandro Ziggiatti Monteiro - violinista da orquestra e arquiteto, urbanista, professor e pesquisador da Unicamp - fará uma apresentação daquele local de apresentação, do ponto de vista cultural, histórico, urbanístico e arquitetônico. 

calendario.jpeg

02 - 13/06 - 11h

PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO
(LARGO DA CATEDRAL)  

O Largo da Catedral, como todos conhecem a praça em que fica a igreja, se chama Praça José Bonifácio. Foi uma das primeiras praças criadas em Campinas e um importante ponto de parada dos bondes em fins do século 19 e início do 20. No largo estão localizados edifícios significativos da história da cidade, como a Catedral Metropolitana de Campinas e o antigo Hotel Terminus. É um dos principais pontos de Campinas, inserido no centro comercial da cidade.

Instagram e Site concerto 2.png
Instagram e Site concerto 3.png

03 - 20/06 - 17h

ESTAÇÃO CULTURA

Localizada no centro da cidade, a Estação Cultura é um prédio centenário imponente, datado de 1884, que foi grande terminal ferroviário e atualmente recebe eventos culturais e artísticos. 

04 - 27/06 - 17h

PRAÇA CARLOS GOMES

A Praça Carlos Gomes está localizada no Centro de Campinas, delimitada pelas ruas Conceição, Irmã Serafina, Boaventura do Amaral e General Osório. Recebeu o nome do ilustre compositor em 1880. Em 1883, 100 palmeiras imperiais foram plantadas ao redor da praça, das quais a maioria permanece até os dias atuais. Em 1914, a praça foi nivelada e ajardinada. 
A praça tem um verdadeiro acervo histórico como o coreto de 1914, os monumentos de Rui Barbosa e de Tomás Alves e, ao seu redor, o Edifício Itatiaia, de Oscar Niemeyer.

Instagram e Site concerto 4.png

06 - 04/07 - 17h

TORRE DO CASTELO

A Torre do Castelo era uma caixa de água, de 27 metros de altura construída em um dos pontos mais altos de Campinas, em 1940. Conhecida como conhecida como O Castelo D'água, foi criada para abastecer os bairros que se formavam na região norte.
Na década de 1970, o obelisco, construído em art déco, ganhou um mirante que proporciona uma visão de 360 graus da cidade. Em condições climáticas favoráveis, dá para enxergar até a Serra do Japi, a 40 quilômetros de distância.
Em 1972, a Torre foi reformada para abrigar uma sala circular e foi criado um novo projeto urbanístico na praça. Em 1998, o edifício e a praça passaram por uma grande restauração. A Torre é aberta ao público e não é necessário agendamento para visitas. O local é conhecido como balão do Castelo.

INSTA Orquestra em Cartões Postais Bosque.png
INSTA Orquestra em Cartões Postais .png

05 - 03/07 - 11h

BOSQUE

O Bosque dos Jequitibás é uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade. Localizado na região central de Campinas, foi criado na década de 1880. Recebe aproximadamente 1 milhão de visitantes por ano. O parque tem uma área total de aproximadamente 10 hectares, enquanto a área de reserva florestal nativa da Mata Atlântica é de 2,33 hectares, misturada a outros tipos de vegetação e prédios.
Dentro do parque fica o Museu de História Natural, o Aquário Municipal, o Teatro Infantil Carlos Maia e um minizoológico

INSTA Orquestra em Cartões Postais tumulo.jpg

07 - 07/07 - 17h

PRAÇA ANTÔNIO POMPEU - CENTRO
MONUMENTO-TÚMULO A CARLOS GOMES 

.A Praça Antônio Pompeu está localizada no marco zero de Campinas, entre as ruas Barreto Leme, Sacramento, Barão de Jaguara e Benjamin Constant, próximo ao Jockey Club Campineiro. A partir da praça foram desenhadas as primeiras ruas da cidade. A partir dessa praça, delimitou-se o centro tradicional da cidade, instalando-se nesta área a primeira igreja matriz, o cemitério e os principais edifícios. Na praça está o monumento-túmulo de Carlos Gomes, obra do escultor Rodolfo Bernadelli.

08 - 09/07 - 14h

CONSERVATÓRIO CARLOS GOMES

O Conservatório Carlos Gomes é uma escola de artes sediado em uma chácara com 5 mil m2, em que integra a natureza com a música, o teatro, a dança e as artes plásticas.
Foi criado em 1927 como centro de atividades artísticas e culturais. Carrega em seu nome uma homenagem ao importante músico e compositor campineiro Antônio Carlos Gomes, que sempre acreditou na importância da Cultura.
É uma tradicional instituição que muito contribui para a formação de músicos em Campinas, e criou a Orquestra Conservatório Carlos Gomes. Também tem cursos de artes, dança e teatro. 
Funcionou inicialmente em uma casa na Rua Regente Feijó, no Centro de Campinas e hoje sua sede fica no Jardim Santa Cândida.

Conesrvatorio.jpg
Andorinhas.jpg

09 - 11/07 - 17h

LARGO DAS ANDORINHAS
MONUMENTO AO BICENTENÁRIO DE CAMPINAS - AV. ANCHIETA - CENTRO

O Largo das Andorinhas, situado na Avenida Anchieta, próximo à Prefeitura, era conhecido como Largo do Pelourinho por ficar próximo ao tronco de castigo dos escravos. Depois recebeu o nome de "Largo das Andorinhas" por sediar, entre 1886 e 1956, um mercado de hortaliças. O prédio desativado foi demolido, assim muitas andorinhas tomaram conta do local.
Em 1974, a praça passou por um projeto de revitalização e recebeu um monumento que representava a Princesa d’Oeste em comemoração ao ano de bicentenário de Campinas.

regua PROAC LAB GESP GovFed HORIZONTAL_cor.png