MENINOS CANTORES DE CAMPINAS

30 ANOS

Fundado em 1991, o Coral Meninos Cantores de Campinas é uma Instituição permanente do Conservatório Carlos Gomes, filiado às Federações Nacional e Internacional de Pueri Cantores, desde 1994.

Ótima oportunidade para iniciação no universo artístico.

MECCA1024_9_edited.jpg

HISTÓRICO

Fundado em 1991, o Coral dos Meninos Cantores de Campinas fez sua 1ª apresentação na Catedral Metropolitana de Campinas, com a “Cantata de Natal”, de Orlando Fagnani e Lea Ziggiatti, trajando seu uniforme oficial, hábitos franciscanos.

Em 1992, o Coral participa da montagem de “Carmina Burana”, junto com a Orquestra Sinfônica de Campinas, sob a regência do maestro Benito Juarez. Em 1994, são admitidos na Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil, durante o II Congresso Regional em Porto Alegre – RS, cantando com vários inscritos. No ano seguinte, participam do XI Congresso Nacional de Meninos Cantores em Sete Lagoas, MG, gravam 2 CDs (um com o melhor do repertório e outro com músicas natalinas) e participam de dois grandes Concertos com o Coralusp, o Coral Eco e Orquestra Sinfônica de Campinas no Teatro Municipal de São Paulo e no Teatro Nacional em Brasília.

Em 1996, apresentam a opereta “Severino I, o Falso Rei”, em Campinas, recebendo o Prêmio Estímulo/95, da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas. Participam, ainda, do XXVIII Congresso Internacional de Pueri Cantores de Salzburg – Áustria, como único representante da América Latina.

Em 1999, o regente Sérgio Akira Kavamoto assume o Coral e passa a cumprir uma concorrida agenda voltada para a música sacra e brasileira, na qual se destacam concertos natalinos, como “O Messias” de Handel (1999, 2002 e 2003) e o “Oratório de Natal”, de Bach.

Em julho de 2000, são anfitriões do IV Congresso Regional de Meninos Cantores do Brasil, reunindo 500 crianças de várias cidades, cantando repertório exclusivamente brasileiro. Esse evento foi finalizado com a Missa Breve de Hernani Aguiar e com a Orquestra Sinfônica de Campinas, sob regência de Benito Juarez, na sala São Paulo, aberto exclusivamente para esse Congresso.

Em 2001, participou do XI Congresso Nacional de Meninos Cantores em Belo Horizonte-MG. Em 2003, realizou concertos com a Orquestra Infanto Juvenil e a Orquestra Sinfônica Jovem, ambas da Unicamp, e se apresentou em várias cidades paulistas e de outros estados. No ano seguinte, participou do XII Congresso Nacional de Pueri Cantores, realizado em Novo Hamburgo-RS, além de ter realizados vários concertos pelo sudeste e sul e, mais uma vez, realizado récitas do "Messias", de Haendel, juntamente com as Orquestra de Câmara Ars Musicalis e Orquestra de Câmara do Conservatório Carlos Gomes. Também participaram do “Auto de Natal”, de Henri Ghèon, juntamente com o Grupo Coreto de Teatro.

Em 2007, homenageando os 80 anos do Conservatório Carlos Gomes, foi organizado mais um Congresso regional, em Campinas, com a maioria dos coros filiados. A abertura foi a ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, em homenagem aos 200 anos de sua morte, sob a direção artística do Maestro Akira Kawamoto, e com a Orquestra da UNICAMP, sob a regência de Eduardo Ostorgorèm.

Em fase de renovação, vários novos regentes se envolveram com o Coral, como Clayton Dias, que participou do Congresso em Cássia, MG, Danilo Demori e Natália Laranjeira, que participou em 2015 do XIV Congresso Regional Sudeste em Petrópolis-RJ.

A partir de 2016, assume o maestro Rafael Leandro Gouveia, com apresentações no Saguão do Aeroporto Viracopos em Campinas no Batismo da Aeronave Carlos Gomes, da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, O Jato Embraer 195. Em março do mesmo ano, realiza o Concerto Brasil En'Canto, no Conservatório Carlos Gomes em homenagem a Antônio Villa Lobos.

Em 2017 realiza, com a OSMC (Orquestra Sinfônica de Campinas), a “Cantata da Primavera”, de Orlando Fagnani e Léa Ziggiatti, ocasionalmente no mês de setembro, de homenagens ao maestro Antônio Carlos Gomes. E, no mesmo dia, apresentam juntamente com a Bandinha dos alunos dos Cursos Infantis do Conservatório Carlos Gomes, o excerto da abertura da Ópera Il Guarani, Carlos Gomes. O Coro e Bandinha, sob regência do maestro Rafael Leandro, e Orquestra, com o maestro Victor Hugo Toro.

Participam, nos anos seguintes, dos seguintes congressos: XV Congresso Regional Sudeste (2018), em Juiz de Fora - Minas Gerais; e XVI Congresso Regional Sudeste em Campo Largo (2019), no Paraná; e 1º Congresso Online (2020), realizado pela Federação Nacional Meninos Cantores do Brasil. Todos ensaios e apresentações neste ano se tornam remotas através das mídias digitais.

Atualmente, o Coral mantém suas atividades presenciais no Conservatório Carlos Gomes.

Para participar, o candidato deverá ficar atento às novas audições que são divulgadas nas redes sociais do Conservatório.

Os ensaios acontecem às Segundas das 18h30 às 20h.

Idades: 
Meninas: 7 até 21 anos
Meninos: a partir de 7, sem idade limite

O Corpo Docente:
Regente Titular: Rafael Leandro Gouveia
Regente Assistente: Thaís Costalonga

 

Esperamos por você!

INSCRIÇÕES ABERTAS até 31 de Março de 2022
A SELETIVA é feita através do envio de um video cantando uma música de livre escolha.

  • 30 VAGAS

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI

MEMÓRIA